20051212

Sobre o ronco

O ronco é o ruído produzido pela respiração durante o sono. Até certo ponto é normal fazermos algum barulho enquanto dormimos, no entanto, quando existe algum tipo de obstrução no fundo da garganta, o ar produz uma forte vibração no palato e na faringe, provocando o ronco.
As obstruções mais comuns nas vias respiratórias ocorrem pelo aumento das adenóides e amígdalas, para impedir a invasão de microrganismos; porém, com isso, também dificultam a livre passagem do ar, fazendo a pessoa inspirar pela boca enquanto dorme. Outras obstruções também podem ocorrer por desvio do septo nasal e por doenças respiratórias (rinite e sinusite). Outros fatores também podem favorecer o ronco, como a idade, o cansaço físico, a ingestão de bebidas alcóolicas ou soníferos, a obesidade, o modo de dormir, etc..;
O ronco faz mal à saúde quando é acompanhado de apnéia (interrupções da respiração durante o sono), podendo levar ao infarto, ao derrame e à hipertensão, devido a má oxigenação do sangue e comprometimento das artérias. A apnéia também nos faz acordar indispostos e sonolentos, e, conseqüentemente, segundo as estatísticas, predispostos à acidentes de trânsito e trabalho, devido a noites maldormidas.
A uvulopalatofaringoplastia- esse palavrão! - é o recurso cirúrgico para corrigir os casos de malformação dos tecidos locais, retirando seus excessos e ampliando os espaços da garganta para que a respiração flua normalmente. Eu chamei o Gary Míchkim e lhe disse: “Bobby, meu filho, vem cá que eu vou lhe lhe ensinar uma palavra nova que começa com "U”. “Urso não vale porque eu já sei!”- ele respondeu. “Não é urso- prossegui-, é uvulopalatofaringoplastia!” “Mas PAI- ele retrucou- essa palavra não existe, você a inventou!” E, nem me deu bola, saiu de fininho e foi jogar videogame, sem sequer me dar a chance de explicar-lhe o que era uvulopalofaringoplastia (que falta de consideração, vocês não acham?!).
Quem ronca leve, não ronca, apenas ressona. Segundo as estatísticas o homem ronca mais que a mulher (50 contra 30%, nos adultos). Podemos prevenir o ronco evitando, corrigindo ou eliminado os problemas que o causam. Cabe citar que: quando criança fui operado das amígdalas e adenóides (teria sido uma uvulopalatofaringoplastia?); já tratei de sinusite; atualmente trato da rinite alérgica; e, nem por isso, segundo a minha esposa, deixo de roncar todos as noites.
Essa conversa está me dando sono, é melhor parar por aqui, pois paciência têm limites...

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

aff!nunca pensei que fosse saber tanto sobre o ato de roncar,kkkkk
comecei a bocejar,ainda bem que não ronco[será?]
linda semana meu querido!!!
beijossssssssssssss

8:58 AM  
Blogger Rodrigo said...

meu deus!
é a teoria da conspiração!!!
tenho uma história sobre ronco, q se eu contar....DESABO A CHORAR AKI!
DEIXA EU MELHORAR, EU CONTO, OK?
QUEM SABE UM DIA, AINDA NÃO VOU RIR DISSO TUDO...
GRND ABÇ!

2:50 AM  
Blogger Cristianne said...

Pois é... sofri com cálculo renal durante alguns anos e na primeira crise o médico que me atendeu confirmou isso... Disse que quem suporta um cálculo renal, suporta 10 partos...

A mamografia nem doeu, mas é extremamente incômodo. O que doeu foi a coluna. Estou com crise na coluna (cervical) e meu ombro direito fica meio "rebelde", duro. Eu não conseguia obedecer à moça que me atendeu e ela sem me perguntar por que foi lá e "endireitou" a posição como ELA queria. Aí doeu mesmo...

Agora realmente dá raiva de alguns homens que dizem que jamais farão esse exame porque são machos. Os exames que a mulher tem de fazer todo ano não são nada "agradáveis" como muitos pensam.

Já fiz um para inverstigar possível esterilidade onde precisei ser sedada... Quando os homens... É só ir numa salinha e... vc sabe.

Quanto ao ronco... Aff! Marido gripado e eu há 4 noites acordada...

Quando ele ronca sem estar gripado, basta virá-lo de lado e ele pára imediatamente, mas gripado... Nem walkman no meu ouvido me ajuda.

11:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Álvaro como vai?

Queria agradecer sua visita lá no meu blog. Fique a vontade, será sempre bem-vindo.
E sobre o ronco, não sabia que era tão prejudicial assim.
precido perguntar pra minha esposa como estou! rsrsrs

Ótima semana pra vc

4:03 PM  

Post a Comment

<< Home