20051123

Sobre as sete maravilhas do mundo

Sete eram as maravilhas do mundo antigo. Elas foram escolhidas no século II a.C. pelo poeta grego Antípater entre as obras mais apreciadas por gregos e romanos. Seis foram destruídas, e a que restou, ainda hoje, é a maior atração turística do Egito.

Curiosamente me lembro agora de uma passagem ocorrida nos meus tempos de solteiro. Eu e meu amigo “Monkey Casacão” (1.1) estávamos a desfrutar um “happy our”, numa tarde de sábado. As “louras vinham suadas”, geladinhas que estavam. De repente, “não mais que de repente”, veio à tona a angustiante questão: quais teriam sido as sete maravilhas do mundo antigo?

Foram precisas bem mais que sete cervejas para chegarmos a conclusão que as Pirâmides do Egito (Quéfren, Quéops e Miquerinos), única que remanesceu até os nossos dias, foi uma delas. Também concluímos que as Muralhas da China- construídas entre 210 e 215 a.C., e supostamente a única edificação humana visível do espaço - não constou dessa lista. A certeza quanto as outras seis ficaram em meras suposições e conjecturas. Embora tenham sido destruídas, com o transcorrer dos séculos elas foram sendo relembradas e, geração após geração, legaram à humanidade um clima nostálgico a seu respeito. Talvez tenha sido isso o que motivou essa nossa inesperada curiosidade histórica.
Afora estes detalhes sobre as Pirâmides e as Muralhas, de concreto, também elegemos as sete maravilhas do mundo moderno, a saber: a Torre Eiffel (Paris), o Arco do Triunfo (Paris), o Relógio Big Ben(Londres), a Torre de Pisa (Pisa), a Ponte Golden Gate (São Francisco), o Edifício Empire State (Nova Iorque), e a Estátua da Liberdade (Nova Iorque).
Como curiosidade mata, uma breve pesquisa bibliográfica resolveu a questão sobre as seis maravilhas restantes. Ei-las: Jardins Suspensos da Babilônia (destruída em data desconhecida), Estátua de Zeus (destruída por um incêndio em 475), Colosso de Rodes (destruída por um terremoto em 224 a.C.), Túmulo do Rei Mausolo (destruído por um terremoto no século XV), Templo de Ártemis (destruído pelos godos no século III a.C.), e o Farol de Alexandria (destruído por um terremoto em 1302).
Eu e meus amigos ainda nos reunimos esporadiacamente. Pensando nisso, em um próximo encontro, vou pôr em pauta a seguinte questão: era ou não roxa a barba de Barba Roxa? Se os conheço bem, para remexer o pó dessa velharia vai ser preciso encomendar uns dois engradados...

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

7:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Seu comentário lá me deixou preocupada.

Bem nunca pensei sobre a barba roxa do Barba Roxa,mais na certa acho q deveria mesmo ser roxa.

Um bom dia pra vc, beijos!

7:16 AM  
Blogger Aninha said...

Primeiro, quero agradecer sua visita ao meu blog.
E lendo seu post me lembrei de alguns "happy hours" onde sempre colocávamos algumas questões em pauta..rs.É engraçado como filosofamos em mesa de bar. Agora, se a barba era roxa ou não...bom,deve ter sido né?rs. Mas nada que algumas grades não ajudem a resolver esta questão.
Espero que esteja td bem com sua "tampa da panela" e concordo, acho que é amor mesmo.
Beijos!

8:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

meu querido
quantas dúvidas e conhecimentos foram adquiridos em mesas de bar com amigos e muitos engradados para elucidar mistérios[ou criá-los,rss]
a barba roxa do barba não sairá do contexto,bota mais uma e logo chegam a conclusão,rssss
lindo dia
beijosssssssss

10:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sobre as maravilhas do mundo antigo, é uma grande perda elas não mais existirem. E quanto a barba do cara, bom, ele devia gostar de ser "fashion" Abraço.

2:20 PM  
Blogger Rodrigo said...

fala meu!
bacana o texto hein?
sobre a barba roxa...é o mesmo dilema do cavalo branco de napoleão...que dizem q não era branco,,,
rsrs
grnd abç e um belo dia!

2:29 AM  
Blogger Jackie said...

Hehehehe Nada melhor do que nos reunirmos com amigos e discutirmos assuntos polêmicos!! Ótima pauta para o próximo encontro! E por favor, não deixe de postar sobre, ok? Obrigada pela visita, volte qdo quiser! Abraços!

6:27 AM  
Blogger Rodrigo said...

olá!
posso t linkar no meu blog?
facilita minhas visitas diárias, ok?
abçs e bom dia

7:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

sempre "valem a pena" mesmo que demandem tempo...
passando pra deixar beijosssssssssss

7:15 AM  
Blogger Giovanni Lucato said...

Olá tudo bem? Primeiramente muito obrigado por ter passado no meu blog, você foi o primeiro a comentar. Gostei do seu blog, pricipalmente porque tem conteúdo. Até mais... Tudo de bom.

7:16 AM  

Post a Comment

<< Home