20051214

Mandamentos de um cozinheiro amador

Eis abaixo alguns mandamentos para quem gosta de cozinhar:

Não te considerarás acima de teu conhecimento culinário, nem abaixo, mas, por meio das pessoas que te possam ser sinceras, avaliarás o estágio em que te encontras e buscarás o aprimoramento;
E serás misericordioso com a tua ignorância, tratando de reduzi-la, buscando conhecimento onde ele estiver: nos programas de TV, nas revistas, nos livros, nos jornais e naqueles que te superam;
Lembra-te que o dia de sábado é santificado para o cozinheiro amador. É tempo de descanso e prazer. E lembre-se que nesse dia as lojas de utensílios para cozinha e produtos culinários estão abertas;
Não furtarás receitas de outros sem mentir sobre a autoria;
Nenhum de teus pratos será em vão. Aquele errado, será a base do teu crescimento como cozinheiro. Quando teu prato maravilhar pela soma das suas virtudes, terás, como recompensa menor, a inveja dos teus inimigos;
Não cobiçarás a cozinheira do teu próximo andar nem a do anterior, pelo bem da vida condominal do edifício;
Não farás para ti imagem nem escultura dos grandes mestres cozinheiros, mas os terás como farol para a tua navegação pelo mundo culinário;
Eu sou o teu guia, te tirei do agito da sala, te coloquei na servidão da cozinha, e darei fome três vezes ao dia aos que te rodeiam.

4 Comments:

Blogger Rodrigo said...

cara, eu até sei cozinhar...faço de tudo, mas meu problema é o sal:
não adianta! ou eu salgo, ou fica insoso...não tenho noção nenhuma de quantidade de sal...

fazer eu faço, se fica bom...é outra história!
abçs

8:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mto divertido estes mandamentos do cozinheiro amador, rs...

Pois é, eu tenho As mil e uma noites - Malba Tahan, me apaixonei pelos livros. E fiquei ansiosa qdo saiu esta edição de 6 vol da tradução diretamente do (1ª vez q acontece isto) árabe p/ o português, se vc já gosto do Malba Tahan sem dúvida ira gostar mto mais desta tradução

Abraços

10:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

ô meu querido,já passei anos na cozinha e hoje em dia passo batida por ela..
só gosto em ocasiões especiais de elaborar pratos,o que faço muito bem [sem modéstia,rs]
vc é bom cozinheiro?gosta de ir pra cozinha?
linda noite!!
beijosssssssssss

4:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sabe q fiquei com vontade de cozinhar? ...rs
Um beijo e ótima quinta feira pra vc.

3:41 AM  

Post a Comment

<< Home