20060815

PAZ E BEM !

São Francisco de Assis é provavelmente uma das figuras que melhor encarnou e concretizou os valores essenciais da espiritualidade e da realização humana. Justamente por isso São Francisco tornou-se um símbolo de paz. Paz nas atitudes, nas ações e na tradição que nos deixou. Neste início de terceiro milênio, assim como no passado, a violenta turbulência do cotidiano e a consciência dolorosa das diferenças sociais, que colocam lado a lado a riqueza e a miséria, impedem a felicidade e a realização plena do ser humano.

A falta de diálogo se manifesta de várias formas e os gestos de solidariedade e doação se fazem raros. A guerra se instala em todos os níveis, multiplicando vítimas. Neste contexto, a Oração de São Francisco adquire uma dimensão fundamental. À força de ser insistentemente repetida e cantada, talvez tenha amenizado o impacto de cada uma de suas frases e, assim, se perdido o sentido intenso de denúncia e apelo veemente que ela contém.

O livro A Oração de São Francisco – Uma mensagem de paz para o mundo atual (Sextante), do Leonardo Boff, nos devolve o poder dessa Oração. Ele nos conta inicialmente de sua origem e define a paz a que ela se refere, descrevendo as causas que atentam contra ela e a maneira de ser um autêntico instrumento de paz. Cada frase é objeto de uma reflexão que nos fornece elementos para aprofundar a compreensão dos conceitos ali contidos.

A eles acrescentam-se fatos que nos ajudam a constatar a convivência, dentro de nós, de sentimentos opostos e suas manifestações concretas, tanto nas relações interpessoais quanto no mundo. Amor, perdão, união, fé, esperança, o valor contido em cada frase se transforma em pedido, sob forma de oração, ao final dos capítulos.

Pedi e Recebereis, diz o Evangelho, e mesmo para aqueles que ainda não têm definição religiosa, mas que acreditam numa grande energia que comanda o Universo, é clara a necessidade e a eficácia de explicar seu desejo em forma de apelo. Sobretudo se este vem carregado do espírito que fez de São Francisco um símbolo dos sonhos de felicidade e realização acalentados no fundo do coração de todos os seres humanos.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tenho dificuldade no tema, por pura ignorância. Sei que São Francisco de Assis foi um exemplo de vida. Era o "patrono" de um escritor espiritualista que muito li e estudei: Pietro Ubaldi.

No mais, fico observando, curioso, os acadêmicos se digladiando para classificar as pedrinhas espaciais...

Abração.

10:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

Francisco foi o grande e único amor de Clara[minha santinha querida].
Temos por obrigação de felicidade crer em algo superior, uma energia que nos fortifique e anime para a vida dificil aqui nesse mundão de meudeus.
Ter fé primordial fator para aguentarmos o tranco do dia-a-dia.
beijossssssssss

10:39 AM  

Post a Comment

<< Home