20060726

Sempre alerta!

Na adolescência eu fui Guarda-Mirim, mas tenho muitos amigos que foram ou ainda são Escoteiros (Bobby Filho, quando tinha 7 anos chegou a ser apenas lobinho...). “Sempre alerta” e “Fazer o melhor possível” podem ser considerados os lemas principais do Escotismo, e, para quem ainda não a conhece, compartilho agora a íntegra da última mensagem que o general inglês Baden-Powell- criador do Escotismo -, legou à posteridade:

“Se vocês conhecem a história de Peter Pan, vão se lembrar que o Chefe dos Piratas sempre estava fazendo o seu último discurso, com medo de morrer sem ter tido tempo para dizer as suas últimas palavras.

O mesmo se passa comigo e, embora eu não esteja morrendo neste momento, isto irá acontecer qualquer dia destes; assim, desejo mandar a vocês umas palavras de despedida. Lembrem-se de que é a última coisa que ouvem de mim e, portanto, prestem bem atenção e meditem sobre isto.
Tive uma vida muito feliz e espero que cada um de vocês também a tenha. Acredito que Deus nos pôs neste mundo alegre para sermos felizes e gozarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza e nem do sucesso profissional; muito menos da auto-indulgência. Um passo para a felicidade é tornar-se sadio e forte na juventude, para poder ser útil e aproveitar a vida na maturidade.
O estudo da Natureza lhes mostrará como Deus fez o mundo cheio de coisas belas e maravilhosas para serem desfrutadas por nós. Contentem-se com o que possuem. Vejam as coisas pelo lado bom e nunca pelo lado mau.
Mas a verdadeira maneira de alcançar a felicidade é proporcionando-a aos outros. Procurem sempre deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a sua vez de morrer, poderão fazê-lo satisfeitos com o sentimento de que não desperdiçaram o seu tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo, estejam sempre alerta para viverem e morrerem felizes. Mantenham-se sempre fiéis à Promessa Escoteira, mesmo quando tiverem deixado de serem meninos. E que Deus os ajude a procederem assim.
Do amigo, Baden-Powell.”
Essa lição de vida é um modelo exemplar para jovens e adultos de todas as épocas. Ela é um farol aceso no mar tempestuoso indicando, à nau de nossas vidas, a rota correta para um porto seguro. Estar sempre alerta, em auto-observação, e procurar sempre, com boas ações e boas intenções, e fazer o melhor possível também é a essência do autoconhecimento (“Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o segredo dos Deuses e do Universo” - frase atribuída a Thales de Mileto, e que supostamente estava escrita no Oráculo de Delfos), e também é uma luz que norteia, em todos os tempos e em todas as eras (saímos de Peixes e entramos em Aquário), o melhor caminho para a humanidade.

PS1- será que no ano chinês de gato o peixe vai para o aquário? (lembro que este ano chinês também é o do fogo! Então, será que o peixe vai para o prato? (i, sái, sãn, um, dois, três... feijão com arroz, peixe frito e pastel de... miáo-miáo);
PS2- "Era ou não roxa a barba de Barba-Roxa? Não me importo, não costumo remexer o pó das velharias.." (Maiakóvski);
PS3- Vexado, peço desculpas por inserir abobrinhas em um texto tão sério (deve ser irreverente rebeldia de cidadão em estado vegetariano!).

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Mas a verdadeira maneira de alcançar a felicidade é proporcionando-a aos outros". Excelente, Álvaro. Vc. me lembrou de que eu fui escoteiro...por um dia! Desisti na hora...Abraços.

2:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mas seu estado vegetariano é opcional?
Se for deve estar bem alegre e saltitante, leve como uma pluma cheio de energia flutuante,rsssss
Hoje em dia os meninos não se ligam muito no escotismo não é? Não conheço nenhum escoteiro.
Bem legal o texto...
Linda noite Álvaro,
beijosssssssssss

2:34 PM  

Post a Comment

<< Home