20060811

Sobre a Doutrina de Deepak Chopra

Em sua obra literária, palestras públicas e centros de terapia e vivência, o Dr. Chopra prega, através da Medicina Ayurvédica, da Meditação e do Yoga, que façamos uma mudança radical em nossas vidas, em nossos velhos e enraizados hábitos e valores, fruto do também velho mecanicismo ocidental, por novos e revolucionários conceitos baseados na Ayurvédica, uma ciência de vida baseada no yoga, pranayama e meditação, que foi resgatada para o mundo atual no início da década de oitenta pelo Maharishi Mahesh Yogi, o também criador da técnica da Meditação Transcendental.
Sua origem está traçada nos quatro livros sânscritos chamados Vedas, as mais antigas e importantes escrituras da Índia. A teoria básica do Ayurveda declara que as funções do corpo são reguladas por três princípios chamados doshas, cujos nomes em sânscrito são vata, pitta e kapha, que caracterizam os nossos traços corporais. Também define que cada planta ou substância vibra numa mesma combinação e freqüência de nosso corpo mecânico quântico. Assim, todos os nossos órgãos corporais (fígado, estômago, coração, cérebro, etc...) possuiriam essa mesma específica seqüência de vibrações no nível quântico e, uma disfunção orgânica de qualquer espécie, segundo a Ayurvédica, representaria, portanto, que estaria ocorrendo nestes órgãos alguma anormalidade ou ruptura dessa seqüência de vibrações e sua correção seria restaurada pelo uso destas mesmas plantas ou substâncias de mesma freqüência e vibração correspondente. Conseqüentemente, quando os nossos doshas estão em equilíbrio e em conexão com as forças da natureza, isto sinaliza que estaremos gozando de plena saúde.
Também por influência do Maharishi, Deepak Chopra conheceu a Meditação Transcendental. Para ele, hoje em dia, no mundo ocidental, a meditação é vista como uma técnica de controle do estresse e de relaxamento, quando, na realidade o seu verdadeiro propósito é espiritual, ou seja, uma forma de alcançar a iluminação, onde, de todas as experiências que poderemos ter, a experiência do eu interior é a mais importante. O corpo é a experiência objetiva de nossas idéias, enquanto a mente é a sua experiência subjetiva. O cortpo está em constante transformação e a mente, com seus pensamentos, sentimentos e desejos, também vem e vai. Ambos são experiências ligadas ao tempo e ao espaço, mas não são o experimentador, que é aquele que está tendo a experiência, ou seja, o verdadeiro você, aquela parte de seu ser que sente por trás do sentimento, que pensa os pensamentos e que anima o nosso corpo e nossa mente. É a alma, que se expressa por meio da mente e do corpo, mas quando o corpo e o cérebro são destruídos, nada acontece ao verdadeiro você. O espiírito incondicional não é energia ou matéria, ele se situa nos espaços silenciosos entre os nossos pensamentos e esse “intervalo” é a janela para o eu superior e cósmico. Esse espaço entre os pensamentos é silencioso, profundo, repleto de infinitas possibilidades, um campo de potencialidade pura. Ele é o nosso verdadeiro eu.
Para Chopra nossa existência possui três níveis: (1) O corpo físico, composto de matéria e energia; (2) O corpo sutil, que compreende a mente, o intelecto e o ego; e (3) O corpo causal, que contém a alma e o espírito. A prática da meditação tira nossa percepção do estado perturbado de consciência da mente e do mundo dos objetos físicos e a conduz ao estado sereno de consciência da esfera da alma e do espírito. Pela prática regular da meditação obtemos acesso ao depósito infinito de conhecimento e temos a experiência de quem realmente somos.
Existem muitas formas de meditação. Chopra recomenda aquelas mais avançadas que envolvem o uso de mantras, que são os sons primordiais, os sons básicos da natureza, que atuam como instrumento da mente. Os mantras são um veículo para tirar a nossa consciência do nível de atividade e conduzi-la ao silêncio. Entretanto, meditações menos específicas, porém eficazes, também estão disponíveis em seu centro de terapia ayurvédica e, uma delas é a Meditação da Mente Alerta (*).
(*) Próximo post.

Fonte: Deepak Chopra - O Caminho da Cura - Despertando a Sabedoria Interior (Rocco);

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom dia amigo
belo post
nem vou comentar muito pois senão some tudo...
beijosssss
melhorou da alergia?

9:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Excelente texto, e conceitos muito interessantes.

Agora, como acho que é muito tarde para aprender hindú e técnicas - para mim, com muito respeito - alienígenas, fico com a síntese das vibrações quânticas nos espaços adicionais da teoria das supercordas. Esse foi o ponto onde o texto quase, porém não, chegou.

Grande abraço.

2:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Final de domingo dia dos pais, tomara o seu junto ao Bobby Filho tenha sido perfeito.
Linda semana querido
beijosssssssssss

6:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é Álvaro, os gêmeos Manhã Clara e João Gabriel perderam o posto de mais novos para o priminho Rocco, de agora 6 meses, familia não para de crescer, síndrome de coelho,rss
Bom saber que tudo foi ótimo e parabéns ao seu irmão que será papai, que esse bebê seja luz e traga força e alegria à família escolhida por ele.
Linda semana
beijossssssssss

10:42 AM  

Post a Comment

<< Home