20060418

Atchim, e não é gripe!...

Conviver com o ácaro é mesmo uma dificuldade, pois ele é parte essencial de um grande mal que aflige grande parte da população atual: a rinite alérgica.

Pesquisas recentes sobre asma e rinite alérgica relatam-nos que a poeira domiciliar tem sido reconhecida como importante causa de rinoconjuntivite alérgica e asma brônquica.

Ela constitui-se em um agregado dos mais diversos elementos orgânicos e inorgânicos desintegrados microscopicamente e acrescidos de fungos, bactérias e ácaros.

Existem mais de 50 mil espécies diferentes de ácaros na poeira doméstica. Os ácaros são seres minúsculos (0,3 mm), semitransparentes e invisíveis ao olho nu, e pertencem ao filo artrópode, da classe aracnidae (a mesma de aranhas e escorpiões).

Os ácaros reproduzem-se com facilidade nos carpetes, tapetes, colchões, roupas de cama, móveis, estofados e frestas de assoalhos. Para que os ácaros se desenvolvam é necessário que o ambiente doméstico lhes ofereça, além das condições adequadas de umidade e temperatura, sobretudo a alimentação, representada em parte por descamação do epitélio humano e de animais domésticos, e em parte por excrementos.

O ácaro evolui da seguinte forma: ovo-larva-ninfa-adulto. Cada ciclo evolutivo transcorre no período de 30 dias e a vida média de um ácaro oscila em torno de três meses. Com isso pode-se ter uma noção da carga de elementos antigênicos que tais parasitas mantêm na poeira doméstica.

Os ácaros excretam seus produtos de três formas: postura de ovos, secreção de óleo pela glândula lateral e excreção de fezes. Os ovos e a secreção de óleo não possuem poder alergizante, porém a guanina, que é o produto final da digestão da purina, é um dos mais importantes alérgenos de sua contaminação fecal, cujas partículas se acumulam em maior proporção na poeira doméstica.

Dissertar sobre ácaros é fácil; livrar-se deles e do estrago causado por seu poder alergênico são outros quinhentos. Só quem, como meu filho e eu, que somos alérgicos é que sabemos muito bem do que estou falando.

Agora que o inverno está já está quase chegando o melhor mesmo é retirar do guarda-roupa todos os vestuários mais quentes, lavá-los e secá-los ao sol da tarde, antes que seja tarde demais!


4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Esfriou aqui em Sampa. Fui ao primeiro agasalho do ano. Tive de tirá-lo de tanto espirrar. Quando parar essa chuva começa a rotina de botar todas as lãs ao sol. O quintal de casa parece tornar-se num mercado árabe...

Ah! Caros ácaros, para que vos quero? Pô!

9:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Álvaro,
Muito lhe agradeço a visita e comentário lá no amar-ela!
Já adicionou o seu link ao meu espaço? Se ainda não é caso seja de sua vontade, volte lá e clik no "Páginas amar-ela" para adicionar o seu blog ao nosso grupo de amigos!
Um abraço,
Dani

9:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu sou alérgica em último grau, sofro com inverno e com l[que nem posso usar]Aff! adoro verão, sou carioca,rssss
Ácaros,Fora!!!
lindo dia meu querido,
beijossssssssssss

10:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Álvaro meu querido,
obrigada por seu carinho, gosto quando deposita lá em casa versos,são presentes que adoro.
Lindo dia,
beijossssssssssssss

9:04 AM  

Post a Comment

<< Home