20060322

O Bug do cérebro

Foi descoberto que o nosso cérebro tem um Bug (termo usado em computação para alguma falha no funcionamento do sistema operacional). Para isso temos os seguintes exemplos:

1- Faça o seguinte cálculo mental, sem usar calculadora, papel ou caneta. Pegue 1000, acrescente 40. Acrescente mais 1000. Some mais 30 e novamente mais 1000. Acrescente 20, mais 1000 e ainda mais 10. Qual é total? Se o seu resultado foi 5000, parabéns! Você foi mais um que errou a conta. Volte e refaça o cálculo, a resposta é 4100. Se não acreditar, verifique com a calculadora.

2- Siga as instruções abaixo e responda mentalmente tão rápido quanto possível. Quanto é: 14 + 3; 56 + 1; 85 + 2; 16 + 51; 75 + 2; 65 + 32; 153 + 54; e 25 + 52. Agora, pense rápido em uma ferramenta e uma cor. Aposto que pensou em um martelo vermelho, não é? Se não foi isso, você é parte de 2% da população que é suficiente diferente para pensar em outra coisa, pois 98% das pessoas respondem “martelo vermelho” quando resolve este exercício.

A resposta a estas interessantes situações é que a memória humana funciona por associações, criando e fortalecendo conexões entre os neurônios ativados, quando vemos ou pensamos em algo como ferramentas, cores, números, cheiros, formas e emoções. Quanto mais uma associação se repete, uma associação se repete, mais aquelas conexões são atiçadas e mais elas se reforçam.

Isso é o que se imagina que acontece quando vemos, usamos ou pensamos em ferramentas, por exemplo. Cada vez que você usa um martelo, o seu cérebro deve ir fortalecendo as conexões da associação ferramenta-martelo.

E o que tem a ver todas aquelas contas antes? É simples: aquilo é um velho truque de mágicos. Para manter o leitor concentrado, despistar e deixar seu cérebro livre para concentrar uma associação, achando que o “martelo vermelho” foi induzido por aqueles números.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Vou ser honesto (oops!) com você. Eu já conhecia e não vou bancar o bã-bã-bã. Abração.

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu somei rapidinho 5000,caraca!! que doideira,rsss
Legal,gostei...
linda noite meu querido Álvaro,
beijosssssssssss

5:12 PM  

Post a Comment

<< Home