20060405

Sobre a Meditação transcendental

Em 1957 Maharishi Mahesh Yogi criou o Programa de Meditação Transcendental (MT) e fundou o Movimento Mundial de Regeneração Espiritual, que rapidamente se difundiram, não só na Índia, como também em todo o ocidente.

A Meditação transcendental (MT) consiste simplesmente numa técnica mental, natural e fácil de aprender. Ela é praticada durante 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia, da seguinte forma: sentamos confortavelmente com os olhos fechados e, mentalmente, também repetimos uma palavra em sânscrito ou um som (mantra). Durante esse período em que ela for praticada poderemos desfrutar de um repouso duas vezes mais profundo do que o do sono; esse estado de deslumbramento proporciona ao corpo um alívio do estresse, tensões e fadigas, que são as principais causas de nossos desequilíbrios físicos e mentais.
Devido ao ritmo acelerado da vida, nem sempre é possível desligar-se da atividade mecânica e, mesmo que o consigamos, a mente é incapaz de se aquietar naturalmente, devido ao estresse e tensões acumuladas. A técnica de MT nos permite que nossa mente se aquiete espontaneamente, alcançando um estado perfeitamente calmo, integrado e alerta, em que o corpo repousa profundamente.
A MT é uma técnica científica que não implica em nenhuma mudança de estilo de vida, hábito ou comportamento, e não entra em conflito com nenhuma crença ou prática religiosa. Mais de 500 estudos científicos nos últimos 30 anos, em mais de 200 Universidades e Institutos de Pesquisa, em cerca de 30 países, comprovaram os benefícios da MT em todas as áreas da vida: mente, corpo, comportamento e meio ambiente.
A essência da MT do mestre Maharishi está em seu livro “Ciência do Ser e Arte de Viver” onde ele nos ensina que não somos fragmentos isolados de inteligência, pois nossa mente, como um espelho, é capaz de refletir a sabedoria infinita do Universo, conforme foi descoberto na Índia há milhares de anos, pelos sábios védicos.
Em sânscrito Veda significa conhecimento pleno e, segundo o Maharishi, essa sabedoria védica pode ser praticada através de seu método de Meditação Transcendental, que não é uma panacéia, mas sim, na prática, “uma só solução para todos os nossos males”.
Por ser simples e fácil, a MT espalhou-se rapidamente pelo mundo, atraindo multidões de “almas” interessadas em desenvolver o seu grande potencial interior e, hoje em dia, ela é praticada por mais de 5 milhões de pessoas no mundo inteiro. Pessoas de todas as idades, culturas, profissões e religiões, que aprenderam diariamente, com ela, a desfrutar de seus múltiplos benefícios.
Neste seu livro este mestre associa as mais modernas descobertas científicas com as antigas noções de harmonia e consciência universal e nos propõe, com isso, uma nova maneira de aperfeiçoarmos nossa mente, nosso corpo, comportamento e sua indispensável interação com o meio ambiente.
Segundo o Maharishi, onde quer que se introduza a MT - da escola à saúde, da vida íntima às atividades profissionais - obtêm-se de imediato influências positivas, que se resumem numa única e singela mensagem: “todo homem nasce para viver uma vida livre de sofrimento , elevada paz espiritual, e alto nível de realização pessoal” o que, trocando em miúdos, também pode ser entendido como a tão almejada “iluminação interior”.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pô, tem que saber sânscrito para meditar??? Tofú...

A mente é tagarela e há que aquietá-la. Medite, pois. Pode até ser em português que fica mais fácil...

9:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Minha mente não se aquieta,não faz silencio como poderei meditar?
Bem que careço de uns minutos de olhar interior,de auto avaliação...
lindo dia
beijossssssssssssss[sabor Grapete]

1:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

bom diaaaaaaaaaa
beijossssssssss
Seu comentário vou enviar pro OR,rsssssss

11:20 AM  

Post a Comment

<< Home