20060331

O juiz sufi

Na relação humana, ninguém quer perder a razão ou dar ao outro o seu braço a torcer. Ao nosso ego, dói, e muito, quando somos contrariados em nossos objetivos cotidianos. Assim sendo, existem muitos exemplos de resposta certa, dependendo do ponto de vista dos contendores em questão. A história do “juiz sufi”, reproduz com extrema clareza o que quero dizer. Ela diz o seguinte:

Dois homens se desentenderam. Para resolver a contenda, foram a um juiz sufi e pediram que ele servisse de árbitro. O reclamante apresentou sua reivindicação. Foi muito eloqüente e convincente na argumentação. Quando terminou, o juiz acenou com a cabeça em sinal de aprovação e disse: ‘Tem razão!’.
Ao ouvir isso, o acusado pulou do banco e falou: ‘Espere um pouco, senhor juiz. O senhor nem sequer ouviu o meu lado da questão.’ O juiz, então, disse ao acusado que apresentasse seus argumentos. Este também foi muito persuasivo e eloqüente. Quando terminou, o juiz disse: ‘Tem razão!’.

Quando o escrevente viu aquilo, também saltou do banco e, por sua vez, ponderou ao juiz: ‘Senhor juiz, os dois não podem, ao mesmo tempo, estar certos’. O juiz olhou para o escrivão e disse: ‘Tem razão!’.

Moral da história: A verdade está em toda parte. Entretanto, o que realmente interessa, é para que lado nós estamos olhando. Somente essa verdade é que iremos enxergar. Quem disso duvidar, ao juiz sufi que vá se queixar, pois sem mesmo pestanejar, com toda a certeza do mundo ele há de lhe afirmar: 'Tem razão!´

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Caro amigo. A verdade é uma coisa (objetiva). Ter razão é outra coisa (subjetiva). E o que é "sufi"? Abraço.

11:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tem razão? Sei não,rss
Taí,boa pergunta do OR, o que é "sufi"?
lindo findi meu querido,
beijosssssssss

3:47 PM  
Blogger Jackie said...

Olá Álvaro! Eu achei interessantíssimo este post, se realmente olharmos para ambos os lados, veremos a verdade em todos eles. Cd um tem um jeito de pensar e de ver a sua realidade né... mas qdo alguém nos contraria... hehehehe. Um bjo!! Ah, e o que é sufi?!

5:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

Já sei o que é "sufi" vi a explicação no blog do OR.
Nessa época de eleição venho aqui humildemente pedir seu voto,só um,faz isso por mim?rsss
lindo dia,
beijossssssssssssss

10:01 AM  

Post a Comment

<< Home