20051004

Sobre Deepak Chopra

Filho de um cardiologista de Nova Delhi, Deepak Chopra nasceu em 1947 e, em 1968, graduou-se em medicina no All Índia Institute of Medical Sciences. Depois, radicou-se nos Estados Unidos e especializou-se em medicina interna e endocrinologia, onde desenvolveu uma carreira próspera. Lecionou nas escolas de medicina de importantes universidades americanas, tendo, inclusive, se tornado chefe de equipe no New England Memorial Hospital.
Apesar de todo seu sucesso profissional, ocorrido no início dos anos oitenta, descontente com os resultados obtidos com a medicina tradicional, Chopra promoveu uma reviravolta em sua vida e, por fortes influências de Bhihaspati Dev Triguna, principal médico Ayurvédico vivo, e Maharishi Maheshi Yogi, um dos principais líderes espirituais dessa época e criador da Meditação Transcendental, finalmente Chopra encontrou o real sentido para sua vida, um retorno à sua origem indiana. A partir de então aprimorou seus estudos nessa área e participou da criação e direção de diversas instituições voltadas à divulgação destas doutrinas (a medicina ayurvédica, a meditação, o autoconhecimento...), tornando-se autor de inúmeras obras de sucesso mundial.
Deepak Chopra atualmente é diretor do Chopra Center for Well Being, em La Jolla, Califórnia, um refúgio para o relaxamento, cura e programas educacionais, que promove tratamentos visando: 1- Estimular a conexão entre o corpo, a mente, as emoções e o espírito; 2- Reduzir o estresse e aumentar a criatividade através da meditação e da visualização criativa; 3- Restaurar o equilíbrio e a vitalidade, com nutrição e ervas; 4- Estimular a força física e a flexibilidade do organismo através de exercícios de yoga; 5- Usar conscientemente os cinco sentidos para energizar e purificar o corpo, a mente e o espírito; 6- Remover barreiras emocionais para melhorar as habilidades de comunicação, realizar maiores conquistas profissionais e atingir os objetivos pessoais. Apesar do enorme sucesso de seu programa terapêutico e de suas conferências públicas, Deepak Chopra tem também atraído considerável crítica por parte de seus opositores. Em 1994, a revista Forbes apelidou-o de "o mais recente guru que tem prosperado por misturar ciência, psicologia e hinduismo popular" e, uma reportagem mais recente na Esquire o descreveu como "um homem apresentável, carismático, de semblante nobre e voz encantadora que tem dominado a retórica da intensificação".
Uma coisa é certa, Deepak Chopra mescla seus conhecimentos de medicina tradicional e endocrinologia aos ensinamentos milenares da medicina ayurvédica, do yoga e da meditação, onde propõe uma conexão mente/corpo, reunindo filosofia, psicologia, espiritualidade e remédios naturais, e isso possibilita ao ser humano a eliminação de comportamentos físicos, espirituais e psíquicos, prejudiciais, que o leva, em conseqüência, ao equilíbrio interior e exterior.
O resto é resto e, como tal, cada um também sabe muito bem qual desta parte nos convêm, pois, como dizem por aí, Vox populi, vox Dei...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home