20060524

Faturando o hexa...

Desde já a atenção mundial está voltada para a Copa do Mundo de Futebol. Quiçá ao final desse período poderemos estar comemorando a conquista do hexacampeonato, suprema glória almejada por todos nós desportistas brasileiros. Então, para os menos esclarecidos sobre esse nosso nobre esporte coletivo transcreverei abaixo alguns trechos de sua história:

Não há um consenso histórico sobre a origem exata desse esporte, mas existem teorias antropológicas que afirmam que o futebol já era praticado pelos homens da caverna, que se divertiam chutando crânios humanos.

A paternidade moderna do futebol é creditada aos ingleses, que comprovadamente o organizaram na forma atual. Essa cronologia inicia-se em 1863, data da fundação da The Football Association, primeira entidade criada por dirigentes de escolas e clubes que praticavam esse jogo.
A partir dessa data a história do futebol pode ser contada assim: 1871- Disputada a primeira Taça da Inglaterra; 1872- Primeira partida entre seleções internacionais, reunindo Escócia x Inglaterra(0x0); 1878- É adotado o travessão nas metas, que até então era formada apenas pelas duas traves laterais; 1879- Início do profissionalismo; 1881- Fundação da International Board Football Association, entidade que ainda hoje cuida das regras do jogo; 1891- Primeira grande revisão das regras, cria-se o penalti, institui-se o uso de redes nas metas e adotam os dois auxiliares dos árbitros (bandeirinhas); 1896- Definição do tempo de jogo em 90 minutos(dois tempos de 45 minutos); 1904- Criação da Federation International Football Association(FIFA). Nessa época o futebol já estava difundido por 44 países, cobrindo todos os continentes (O Brasil se filiou à FIFA em 1923).
O primeiro jogo de futebol no Brasil ocorreu em 1878, na praia da Glória, no Rio de Janeiro, onde marinheiros ingleses disputaram uma partida exibição. Oficialmente o futebol foi introduzido em nosso país em 1894, quando Charles Miller trouxe da Inglaterra duas bolas de couro utilizadas na Europa para a prática desse esporte, e introduziu o jogo na metrópole paulistana. O primeiro jogo oficial disputado em São Paulo ocorreu em 1895. A partir daí esse esporte evoluiu e tornou-se popular em nosso país. Em 1914 é fundada a Federação Brasileira de Sports, embrião da Confederação Brasileira de Desportos(CBD), substituída a partir de 1979 pela Confederação Brasileira de Futebol(CBF).
A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai (que também foi o país campeão). O Brasil é o único país a disputar todas as Copas(17 com esta, da Alemanha). Ao vencer a última Copa realizada nos países Japão/Coréia, em 2002, o Brasil também tornou-se o único pentacampeão, mas, por outro lado, detém o maior fiasco da história (ao não vencer a Copa de 1950, disputada no Brasil).

Com pente ou sem pente o Brasil é o país pentacampeão do futebol; agora é barba e cabelo rumo ao hexa, e depois comemorar bastante, pois faturar é ....

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E o país está vestido de verde e amarelo encobrindo tudo de errado em nome do futebol. Hoje andando pelo shopping todas as vitrines exibiam roupas, sapatos, jogos, calcinhas, sutiãs, bolas, lençóis e toalhas de banho com a bandeira, nossa!!! cansei só de ver, embora seja patriota,rssss
Rumo ao hexa querido e bora esperar pra ver no que vai dar...
linda noite,
beijosssssss
*Ofereça a sua mulher os belos versos, quem sabe ela lhe dê os braços num abraço?

4:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Adorei o "você por você mesmo", show de bola como espero seja o do Brasil lá fora,rss.
Lindo findi querido,
beijossssssssssssss

11:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei da idéia de chutar crâneos. Isso sim é idéia de alguém verdadeiramente com crâneo.

Vamos inventar o CraneBall? Já imaginou o sucesso com o suprimento enorme da matéria prima que o atual mundo proprociona? :)

Abração.

2:08 PM  

Post a Comment

<< Home