20060425

Sobre o chá

Nós, brasileiros, convencionamos chamar de chá todas as infusões dos diveros tipos de ervas que existem por aí, porém, o verdadeiro chá (Camélia sinensis L., da família da Teáceas) é de origem oriental e dele é produzido o verdadeiro chá (verde, preto etc e tal).

O chá preto tornou-se conhecido na Europa no início do reinado de Carlos II da Inglaterra, em 1660. Nessa época, a corte o adotou por intermédio de sua mulher, a portuguesa Catarina de Bragança. Os aparelhos de chá (bule e xícaras) foram trazidos do Oriente. Começou então um verdadeiro ritual para servi-lo, que incluía usar chaleiras de prata e prepará-lo na frente dos convidados.
Foi D. João VI que, em 1812, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, estimulou o plantio de chá no Brasil. Já em São Paulo, o chá foi introduzido pelo general José Arouxe de Toledo Rondom, que o semeou em sua chácara nos arredores da cidade, dando origem à denominação do bairro e, mais tarde, ao Viaduto do Chá.
Deixando a história de lado, estudos recentes atribuem atividade farmacológica diversificada e promissora ao chá, principalmente devido a certos princípios ativos (catequinas) presentes nos chás tradicionais (preto, verde e banchá). O chá funciona como anticoagulante e protetor natural das artérias, antibiótico, antioxidante, agente antiulcerativo e antidiarréico, anticárie, antiviral, diurético e analgésico.
Apesar desses atrativos, devido a presença dos alcalóides cafeína/teobromina presentes no chá e cujos teores eqüivalem à metade da encontrada no café, o excesso de chá também pode ser nocivo à saúde, podendo agravar a ansiedade, a insônia, os sintomas da TPM, e, devido ao seu alto teor de oxalato, inclusive causar cálculos renais.
Existem variados tipos de chás e infusões, e de como prepará-los, porém, quanto ao chá, não fiquem chateados, mas vou ter que parar por aqui, não sem antes dizer que o maior produtor mundial de chá não é a China e sim o Sri-Lanka (antigo Ceilão).

3 Comments:

Blogger Ordisi Raluz said...

Muito chámativo este texto, Álvaro. Tomo chá preto todas as manhãs. Deve ser por isso que a TPM anda forte, hehehe...Abrs.

9:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Adoro chá e tomo todos os dias, camomila é meu preferido.
Faz bem beber ele bem quentinho,devagar...
linda noite meu querido, saudades de vc!
beijosssssssssss

8:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Beijinhosssss

12:54 PM  

Post a Comment

<< Home