20060427

Navegando na cozinha!

Em algum lugar do passado, numa roda de amigos, fiquei deveras emocionado pelo elogio que recebi de um primo meu. A conversa versava sobre a nobre arte culinária e de repente ele colocou a mão no meu ombro e disse: “este aqui cozinha bem!” Em seguida me cobrou uma degustação de meu famoso ensopado de cambuquira.

E, para não deixar por menos, vou transcrever aqui os “Dez Mandamentos do Cozinheiro Amador”: 1- Não te considerarás acima de teu conhecimento culinário, nem abaixo, mas, por meio das pessoas que te possam ser sinceras, avaliarás o estágio em que te encontras e buscarás o aprimoramento. 2- E serás misericordioso com a tua ignorância, tratando de reduzi-la, buscando conhecimento onde ele estiver: nas revistas, nos livros, nos jornais e naqueles que te superam. 3- Lembra-te que o dia de sábado é santificado para o cozinheiro amador. É tempo de descanso e prazer. E as lojas de utensílios para cozinha e produtos culinários estão abertas! 4- Não matarás um animal nem arrancarás da terra uma planta se não for para honrá-los com a comida que tu prepararás. 5- Não furtarás receitas de outros sem mentir sobre a autoria. 6- Nenhum de teus pratos será em vão. Aquele errado, será a base do teu crescimento como cozinheiro. Quando teu prato maravilhar pela soma das suas virtudes, terás, como recompensa menor, a inveja dos teus inimigos. 7- Não cobiçarás a cozinheira do teu próximo andar nem a do anterior, pelo bem da vida condominal do edifício. 8- Não farás para ti imagem nem escultura dos grandes mestres cozinheiros, mas os terás como farol para a tua navegação pelo mundo culinário. 9- Eu sou o teu guia e te tirei do agito da sala e te coloquei na servidão da cozinha. 10- E darei fome três vezes ao dia aos que te rodeiam.

Para quem aprendeu a cozinhar somente depois de casado até que tenho me saído muito bem, muito provavelmente por já ter praticado bastante em encarnações anteriores, o que não deixa de ser uma verdade, pois meus saudosos pais e avós sempre elogiaram a minha comida. E também meu filho, esposa, irmão, sogra, cunhados, primos, tios, padrinhos e etecéteras. E digo mais, para eu, cozinhar é mais fácil e prazeroso até mesmo do que coçar o s...

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Você vê mandamentos até na cozinha! Eu ouço um só: Xô!!! Some daqui e não atrapalhe!

Parabéns, Álvaro. É uma qualidade invejável - até pelos amigos, hehehe.

Abrs.

9:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mestre Álvaro!
Vou cobrar também o tal ensopado[se bem que a eles não sou chegada,rss]
Cozinhar é uma arte, bom que a domine.
lindos dias de feriadão,
beijosssssssssssssss

8:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Álvaro. Sua gata é uma gata: Miao, pô! Você é uma peça: não mata os ratinhos, tadinhos. Deixa-os ao relento, sem comida, sem lar, sem agasalho... Pô, que cara Mao!
:)

O Dalai Lama é simpático, né? Mas...será que só com a simpatia vai resolver tais impasses???

Abraços, aqui de Águas de Lindóia. Um lugar muito zen.

7:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Xiu?
Tudo bem por aí?
Acabaram-se os feriados,volta né?rss
linda semana
beijossssssssssss

1:11 PM  

Post a Comment

<< Home