20051103

Insight light


Hoje em dia pouco se cria e muito se copia. Eu mesmo, como acho tudo bonito, sou um grande “copião”. O advento da NET (Internet) nos propicia um filão inesgotável de idéias, pensamentos, aforismos e filosofias alheias. Essa troca de mensagens é boa pois dissemina uma enorme quantidade de informação útil e agradável, uma real necessidade para suprir as nossas atuais carências de míseros e frágeis mortais.

Entretanto, estive pensando com os meus botões: nesta virada de milênio, um texto atribuído a Victor Hugo, grande escritor e poeta francês, foi um sucesso unânime em mensagem da EPTV, assim iniciada: “Desejo, primeiro, que você ame, e que, amando, também seja amado...”. Daí me lembrei que “Amar e Ser Amado” também é o título de um livro de Pierre Weil, conceituado psicólogo, que trata do relacionamento humano e da comunicação do amor. Nota-se aqui que ambos os autores concordam que primeiro é preciso amar, mas que, por analogia, a recíproca também seja verdadeira. Portanto, acredito eu que esse seja o grande mal da humanidade e também a fonte inesgotável da miséria humana. E justifico: como nós, quase sempre egoístas e mesquinhos, poderemos oferecer amor, sem ter a certeza de que a recíproca será verdadeira? Não será dela, dessa incessante dúvida, também a fonte de nossos incuráveis medos e de nossas angustiantes ansiedades? Nas palavras de Cristo está a resposta: “é dando que se recebe!”. Mas, amar, incondicionalmente, infelizmente nos faz recair na questão inicial (o que nos remete novamente a Shakespeare: “ser ou não ser?”).

Se esta minha reflexão está correta ou não, não sei dizer, mas, segundo Deepak Chopra (em “O Caminho da Cura”), “os insights são visões interiores, vindas da mente cósmica, que penetram nossos espaços silenciosos, trazendo conhecimento e transformação.” Assim sendo, prezados leitores, se avanço o sinal vermelho, amarelo, é porque verde está a cor do meu caminho e, segundo Gurdjieff, “este é o trabalho”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home