20081105

"A razão da existência"

No livreto "Meditação andando - Guia para a paz interior", de Thich Nhat Hanh (Editora Vozes), esse grande monge budista vietnamita, nos ensina a "Razão da Existência", no texto da página 37, em que diz:

"Há duas dimensões na Vida: a dimensão histórica, em que você se identifica pelo nascimento e morte (roda de sansara), por altos e baixos, começos e fins; e a dimensão absoluta, em que você percebe que tudo isso são apenas conceitos. Quando sua firmeza e liberdade ficarem fortes, começará a entrar em contato com a razão de sua existência, que é a dimensão absoluta da realidade, onde abrem-se as portas do nirvana."
Curiosamente o capítulo XVII do Tao-Te-King (Lao-Tsé) diz a mesma coisa, ou seja, que a moral desse preceito búdico está em falar menos e fazer mais (wei-wu-wei).

Labels:

10 Comments:

Anonymous Márcia(clarinha) said...

Por isso que hoje eu entro muda e saio calada, mas deixo muita energia positiva e muito carinho procê ;)

beijos de lindo dia

8:05 AM  
Blogger Ordisi Raluz said...

Não seja tão severo com você, Gafanhoto. Por exemplo: eu escondi uma dimensão no meu texto. Se você arrastar o mouse direito por cima desvendar-se-á todo o resto, trazendo à tona o significado do meu pensamento, contendo coisas absolutamente do lado oposto ao Nirvana. Truques, simplesmente. E agora, onde ficamos nas 11 dimensões que nos englobam? Xiiii, rs...

Abraços respeitosos e multidimensionais.

12:55 PM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Me mande uma muda de pitangueira, prometo plantá-la, cuidá-la e amá-la para sempre, completando assim meu ciclo e me tornando um ser humano completo, filho, livro e árvore, que tal?

lindo dia querido amigo
beijos

8:58 AM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Semana linda e frutífera meu querido amigo.
beijos

6:34 AM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Oi Álvaro, é amanhã o aniversário do Bobby Filho?

Estava revendo postagens antigas e achei que sim, caso eu esteja errada me perdoa e caso eu esteja certa, dê-lhe um abraço apertado e um beijo carinhoso, tudo embrulhado pra presente com desejo de felicidades e realizações plenas.

lindo dia
beijos

5:19 PM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Uebaaaa!!
Bom dia procês com muita alegria e amor!
Boa sorte pro Bobby no domingo, quero receber o convite da sua formatura, olha que irei, rss

beijos de lindos dias

7:22 AM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

O que Bobby achou da prova?
Saiu-se bem, né?
Aguardo notícias,
beijos procês

11:42 AM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

beijosssssss

4:26 PM  
Anonymous ordisi said...

Você deve ser uma nova espécie de Gafanhoto, que hiberna em qualquer estação do ano.

Acorda, Gafanhoto!

Abraços e bocejos.

6:23 PM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Alvarooooooooooooooooooooooooooo!
beijos de semana boa procês!

2:55 PM  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home