20081022

Sem reservas

Eu me considero um romântico assumido. E teimoso também, para não dizer burro, pois, nas horas decisivas em que insistimos no "a", quando o lógico, prático e realizável, está bem claro no "b", sempre me prevalece a força do ego! Porém, se admito essa falha de caráter, entretanto, também admito, que essa possível correção só é possível à um nível mais elevado, o do plano psicológico, que nem sempre aceita as necessárias, óbvias, imediatas e indispensáveis "reprogramações".
Justamente por isso cada um é cada um. E, portanto, agora, retomo o tema do título. Trata-se de "um homônimo" de um filme recente com CATHERINA ZETA JONES, sempre lindíssima e, parabéns MICHAEL DOUGLAS - quem quer comer o melhor manjar faz tudo para tê-lo, custe o que custar, sem entrar nos detalhes...; Ah, Catherina, por cá já superaste nos textos e homenagens a Italianíssima Ornela Mutti, também belíssima em "Crônicas de Um Amor Louco".
"Sem reservas" é um filme que trata do relacionamento interpessoal entre o "Chef" (ela) e seu Sub-Chef, que vai trabalhar por pouco tempo em um restaurante famoso de New York, justamente para conhecê-la. O meu grande aprendizado de culinária nesse filme foi quando, num jantar combinado entre eles, no apartamento dela, ela pergunta para ele, "quais são os três grandes segredos da culinária francesa?". Ele responde: "manteiga, manteiga e manteiga!". Com um largo sorriso ela confirma essa resposta.
Bom, confesso que a manteiga e o azeite se encaixam bem em todas as circunstâncias, do sauté ao gratiné, passando por molhos e etecéteras. Curioso que nessa hora nem me lembrei de outro filme famoso em minha adolescência: "O Último Tango em Paris", se não me falha, com Marlon Brando, onde esse ingediente também é usado em uma famosa cena central do roteiro desse filme.
Moral da história: deduzo portanto que, qualquer que seja a cena do crime, para o prato principal, azeitar na manteiga, sempre traz os resultados garantidos numa boa receita culinária. Mas, Chef ou não, pisar no tomate ou viajar na maionese, não vem ao caso!

Labels:

6 Comments:

Anonymous Márcia(clarinha) said...

Hummmm, senti aqui o cheiro da manteiga derretida e o barulhinho no fogo num borbulhar fascinante e apetitoso.
Quanto a Catherina vamos combinar que você tem bom gosto e ela também,afinal não é pouca coisa ter como marido o-todo-gostosão Michael, rss
Boa dica de filme,mais um minha listinha, não consigo colocar em dia.

Valeu meu querido,
lindo dia
beijos

9:36 AM  
Blogger Ordisi Raluz said...

Vou levar esse texto aos Monges, restaurante que por muitos anos foi vizinho ao dAs Noviças. Muita fofoca ocorreu nessa separação, inclusive - dizem as boas línguas - por excesso de imaginação no uso da manteiga. Um chef que ousou propor margarina foi enviado diretamente ao inferno, sem passar pelo limbo. Como vc vê, Gafanhoto, isso não é bem segredo exclusivo da culinária francesa. É mesmo de culinária geral.


[Carangus tem 3 anos de garantia completa, daí um certo sossego com as traquitanas embarcadas. Outro dia passei com ele por aí, vindo de S.Carlos, vi os prédios da Universidade, mas procurar Gafanhoto num palheiro não é minha especialidade, rs.]

Abraços garantidos.

10:02 AM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Semana de luz meu querido amigo, carinho nessa familia linda!!!
beijos

6:18 PM  
Anonymous Márcia(clarinha) said...

Olha meu amigo na ativa, bom receber você por lá, sempre muito bom.

Quanto a esperança, o que nos restaria se ela acabasse?
Sou tão esperançosa que chego a ser verde, rssss ;)

lindo dia amigo querido
beijos em todos

7:56 AM  
Blogger Ordisi Raluz said...

Gafanhoto, quanto você não está zen você está com a macaca. Veja lá, meu amigo, quem está mandando você o que e para aonde. Qq coisa entro na briga, mas prefiro mesmo é chopps com batatinhas fritas.

Abraços happy-hour.

11:03 AM  
Anonymous Anne Maria said...

Adoro comer... mas odeio cozinhar! não levo jeito pra coisa, tudo bem que se precisar não morro de fome, mas enfim... nunca sou eleita a que vai pra cozinha (Graças!!)
kkkkkkk

bjo gde =D

6:34 AM  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home