20070605

Frio, filme e pipoca!

Todos sabem que o cinema é a Sétima Arte. Pensando nisso eu fiquei a conversar com os meus botões: “Se o cinema é a Sétima Arte, quais seriam então as outras seis?”. Nada mais natural, não é mesmo?
Como de costume, fui pesquisar por aí e descobri que o cinema é chamado de Sétima Arte porque, no século XX, juntou-se às outras seis, já tradicionalmente consideradas: Arquitetura, Literatura, Pintura, Escultura, Música e Dança.
O inventor do cinema foi Thomas Edison, em 1893, entretanto, seus filmes só tinham 15 segundos de duração e apenas eram vistos por uma pessoa de cada vez, em uma máquina chamada cinetoscópio. Porém, o nascimento do cinema é comemorado em dezembro de 1895, quando os irmãos Lumière(Auguste e Louis) promoveram em Paris a primeira sessão pública de seu invento, o cinematógrafo, mostrando cenas cotidianas gravadas em filme.
Os primeiros filmes eram em preto e branco. Também eram mudos. O primeiro filme com som só surgiu em 1927; e os coloridos somente nos anos 30. De lá para cá o cinema tornou-se nessa “Indústria” que todos conhecem (como é mesmo que se escreve Hollywood?).
Graças à invenção do cinema, todos nós temos o filme inesquecível de nossas vidas. Qual será o seu: “Titanic”, ou “O Vento Levou”? O meu é: “No verão de 42”. A história se passa na época da II Grande Guerra Mundial, quando um adolescente, em férias numa ilha de veraneio, fica conhecendo uma mulher, cujo marido foi convocado para a guerra. Ele se apaixona perdidamente. Nesse romance ele vive o seu primeiro momento de amor, que ocorre após ela receber a notícia de que seu marido havia morrido em combate. Um amor efêmero, como acontece com o verão, mas inesquecível na vida do personagem principal do filme.
Também para mim, pois foi o primeiro filme impróprio para menores de 18 anos que assisti, no verão de 73, com a idade de 16 anos e a carteirinha de escola falsificada - como era comum aos adolescentes dessa época. Hoje esse filme pode ser exibido na sessão das dez - DA MANHÃ!- junto com os desenhos animados e os programas infantis, sem o menor pudor ou constrangimento.
Isso me lembra que eu devo ir à locadora retirar mais uma vez esse filme, pois o dia frio de hoje está prá filme e pipoca!





Labels: ,

7 Comments:

Blogger Nena said...

No verão de 42?????

ixi, nesse verão o povo usava roupa de banho, e não biquíni!

;-)

Vou tentar ver essa raridade, fiquei curiosa!

beijimmm
(o que é B&L???)

5:39 PM  
Blogger Ordisi Raluz said...

Será blogar a oitava arte?

Abraços artísticos

p.s.: Gafanhoto. Por favor, passe no ordisi@uol.com.br e mande o seu e-mail para mim? Tks.

6:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

O meu filme favorito é "As Pontes de Madison" já o vi tantas vezes que perdi a conta das lágrimas derramadas por ele.
lindo dia amigo, saudades
beijos

9:44 AM  
Blogger Nena said...

hahahaha, forma original de dizer Beijo e Abraço!
Adorei!

(ainda em busca desse filme e agora de Babel)

beijo, Álvaro!

1:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lindo final de semana meu amigo,
brinquei um cadinho por lá, só pra matar saudades...
beijos

7:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Boa semana Álvaro
beijos

7:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Feliz dia dos namorados amigo, carinho pra vocês...
beijos

6:03 AM  

Post a Comment

<< Home