20060915

Para eu ler e praticar

Muitos conceitos devem ser repetidos sempre, senão o bicho pega!

1- Alimentar-se bem: uma boa saúde depende de uma boa alimentação. Ela vai além da quantidade e qualidade do que estamos ingerindo. É incontestável a importância de uma dieta equilibrada que supra as nossas necessidades, mas é importante também estar atento à outros fatores de menor relevância que estão relacionados ao hábito alimentar e que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo. NA HORA DE COMER, DEVEMOS: evitar fazê-lo em locais barulhentos; mastigar bem os alimentos; evitar refeições pesadas e ricas em proteínas e gorduras, preferindo aquelas equilibradas, variadas, vegetarianas; não ingerir líquidos; não ler, assistir televisão ou se plugar na Internet e muito menos COMER DEITADO (essa é para meu irmão caçula, “Heavy Taxinha”, que sempre o faz!); nunca abusar no sal e, cabe aqui lembrar que MUITAS FAMÍLIAS tem o costume religioso de fazer uma oração, sempre antes de iniciar a refeição, agradecendo o alimento recebido (essa é para meu saudoso irmão mais velho, “Tito”, que também sempre o fez!); e, àqueles que, como eu, gostam de cozinhar, ressalte-se sempre, refogar os alimentos apenas em água, cozê-los no vapor ou em fogo brando e selecionar criteriosamente os diversos tipos de alimentos quando for prepará-los!
2- Realizar atividades físicas regulares: o ritmo agitado da vida moderna, a falta de tempo, o trabalho e a comodidade dos aparelhos eletrônicos são alguns dos fatores que contribuem para uma vida sedentária. A falta de uma atividade física regular pode prejudicar a circulação, o coração, a respiração, enfim, o bom funcionamento de todo o organismo. Quem se encaixa neste quadro, pode mudá-lo sem grandes preocupações ou esforços. Basta acostumar-se a um hábito simples: andar. Caminhar é um dos exercícios mais fáceis que existe e pode proporcionar maravilhas ao corpo humano. Só necessitamos de roupas leves e confortáveis, apropriadas para a prática esportiva e podemos realizá-lo em diversos lugares, como praças, ruas, parques, etc..; Uma hora de caminhada diária traz benefícios que muitos nem imaginam: fortalece a musculatura das pernas; ajuda a controlar a pressão arterial; reduz os níveis de triglicérides e colesterol; melhora a circulação sangüínea; aumenta a densidade óssea; melhora a capacidade respiratória e ajuda a emagrecer. Entretanto, antes de começar qualquer programa de exercícios físicos regulares, consulte o médico.
3- Descansar o corpo: isso é tão importante para o nosso organismo quanto estar em atividade. É através do descanso que o nosso corpo recupera as energias gastas. Para uma vida mais saudável também é essencial respeitar as horas de ócio e realizar exercícios de relaxamento. Para recuperar as energias é essencial dormir no mínimo oito horas por dia; durante o sono evitar barulhos e luzes fortes; reservar um tempo para passear, conversar, fazer novas amizades e aproveitar os finais de semana para o nosso próprio lazer.
4- Evitar o estresse: ele pode ser definido como um estado de alerta do organismo onde ocorre uma rápida liberação de mediadores químicos (cortisol, aadrenalina, etc...) que, quando constantes, podem levar-nos à um desgaste físico e psicológico. Apesar de ser um mal necessário, o estresse ajuda a manter a atenção, a concentração e acelera o ritmo biológico, mas, em excesso, pode trazer muitos riscos à saúde, principalmente ao coração e ao sistema imunológico. Para viver de bem com a vida e com muito mais saúde é preciso controlar este mal, evitando que ele se torne uma constante em nosso dia-a-dia. Podemos controlar o estresse: praticando exercícios físicos; respeitando o descanso; estabelecendo objetivos realistas para evitar ansiedades e decepções; procurar trabalhar naquilo em que gostamos e dar valor às coisas que nos dão prazer.
Álvaro, atenção, isso não é utopia. E o exemplo prô Bobby Filho (que já está obeso), como é que fica? Isso, isso, isso....

1 Comments:

Anonymous Ordisi said...

Nós, Vulcanos, concordamos integralmente com você, ó Grande Gurú Terráqueo.

Abraços galácticos, Spock.

:)

2:19 PM  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home