20050919

Sobre a hipertensão.

P.A. para quem não sabe é a unidade de medida de nossa "Pressão Arterial". Segundo os especialistas dessa matéria (que são os cardiologistas) e comprovada por estudos científicos, a medida ideal para a nossa pressão arterial deveria ser 13.8 x 8.2. Acima desse valor já é caracterizado um quadro de hipertensão (branda, média ou severa, conforme esse números aumentam). Esse grande mal que aflige a humanidade, a hipertensão, acomete 20% da população adulta do mundo. No Brasil, são 16 milhões de doentes, pessoas com 50% mais chances de morrer por ataque cardíaco (Enfarte), 30% mais susceptíveis a um derrame cerebral (A.V.C.), e 10% mais sujeitos à insificiência renal. Apesar de tais riscos, 60% deles desconhecem que têm a doença, porque a hipertensão arterial é um mal traiçoeiro, que avança lenta e silenciosamente, sem dor ou sintomas evidentes nas suas fases iniciais.
Quando se manifesta, sob a forma de um infarto, derrame ou insuficiência renal, muitas vezes já é tarde demais, e o paciente morre. Essa perda é mais triste ainda, porque, na grande maioria dos casos, isso poderia ter sido evitado. Caracterizada por um espessamento das paredes dos vasos sanguíneos, que dificulta a passagem do sangue, a hipertensão pode ser facilmente diagnosticada com testes regulares de pressão arterial. O exame é rápido e sem dor. Uma vez constatada a pressão alta, bastaria que o paciente, entre outras coisas, mudasse os seus hábitos alimentares, evitasse a obesidade, abandonasse as atividades estressantes, melhorasse as atividades físicas, ou usasse o imenso arsenal de remédios disponíveis para mantê-lo dentro dos níveis ideais. A pressão arterial mede a força do fluxo de sangue imposta às veias e artérias. É máxima (sistólica) quando o coração se contrai e bombeia o sangue para o resto do organismo, e mínima (diastólica), entre um batimento e outro, no momento em que o músculo cardíaco relaxa. No encontro anual de 1999 da Sociedade Internacional de Hipertensão realizado em Amsterdã, os cientistas, após pesquisa realizada por cinco anos, com 18790 hipertensos de 26 países, anunciaram a descoberta da pressão ideal: 13.8 x 8.2. Esse estudo mostrou que a pressão arterial, se mantida nesse patamar, reduz em até 45% os riscos de morte por infarto ou derrame.
Segundo pesquisas reecentes a doação de sangue previne acidentes cariovasculares e também tem um efeito colateral benéfico, pois muitas pessoas somente descobrem que são hipertensos quando se candidatam à esse exercício de amor ao próximo e se propõem, voluntariamente, a doar o seu sangue. Não sou bobo nem nada, não dei sopa "prô " azar, se na vida sou lobo, não sou lobo do mar; mas nas ondas azuis desse mar da vida, minha nau triunfante vai de vento em popa, vai a navegar, vai a 13.8 x 8., nós, na medida ideal e depois de doar.Eu escevi este poemeto quando de fato minha pressão arterial estava justamente nesse patamar.
Recentemente fui fazer nova revisão cardiológica e o meu médico disse que minha P.A. estava muito alta, 17 x 12. É brinquedo não! Também, pudera, depois de duas angustiantes horas de espera para ser atendido por ele, não há coração que agüente! Brincaderinha, senhor Doutor, brincaderinha...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home