20080811

Caminhando...

"Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento..."

"Caminhar é uma das atividades mais naturais do ser humano. Ao se tornar um bípede, o homem ganhou degraus em sua evolução. Não sei se é verdade, mas dizem que caminhar com dois pés gasta menos energia do que como um quadrúpede.Os anos se passaram, o progresso foi chegando e a vida se tornando mais confortável. Das carroças aos automóveis foi um pulo. E assim foi se instalando a vida moderna, atarefada, corrida, tempo contado nos dedos. O homem retornou à locomoção “quadrúpede”, mas desta vez com 4 rodas.Com a informatização crescente, o computador trouxe o trabalho para dentro da vida de todos. É claro que trouxe diversão, também, porém cada vez mais, sentados. De mau hábito em mau hábito, o fato é que hoje pouco se caminha.Mas, para trabalhar bem e viver melhor, com mais saúde, é a atividade física que faz a diferença. E, caminhar, convenhamos, pode ser uma boa forma de retomar o pique! Não há necessidade de academias, aparelhos, ou seja, custos baixos, mas grandes lucros.Cada vez mais se conhece o benefício da atividade física e das caminhadas. No caso das pessoas portadoras de alergia respiratória, como a asma e a rinite alérgica, nem se fala: caminhar é uma atividade saudável e benéfica à saúde.Caminhar também é indicado em outras condições: ajuda a perder peso, melhora o condicionamento cardiovascular, fortalece ossos, aumenta taxas do bom colesterol, sendo benéfico para idosos e no tratamento de diversas doenças crônicas. Então, vamos começar?
Seguem algumas dicas:Antes de começar a atividade física:- Converse com seu médico e peça que avalie sua capacidade física.- Se você tem asma, é importante avaliar o grau de controle da doença e a sua capacidade para tolerar esforços físicos. Peça ao médico que oriente a medicação prévia, caso necessário.- Escolha sapatos confortáveis – de preferência tênis, já que há uma tendência em inchar os pés. Tênis com solado flexível, salto baixo e amortecimento no calcanhar são mais indicados.- Prefira roupas de tecido de algodão, folgadas, sem elásticos apertados- Antes de caminhar, faça uma refeição leve e saudável. Evite exageros: não caminhe de estômago vazio e nem após refeições copiosas.- Beba água: hidratação é fundamental, antes, durante e após o exercício.
- Alongue-se antes de iniciar o trajeto. Por exemplo: entrelace os dedos e eleve as palmas das mãos juntas para cima. Eleve os calcanhares durante o exercício. Depois, separe as pernas e desça com as mãos em direção ao chão. Deixe seu corpo relaxar completamente. Não é necessário tocar o chão.
Durante a caminhada:- Procure caminhar tranqüilo, procurando seu próprio ritmo.- Mantenha postura ereta, mas com o corpo relaxado. Olhe na linha do horizonte. Não caminhe encurvado, olhando para baixo ou para os lados. Deixe que os braços balancem de forma natural. - Inspire sempre pelo nariz, pois é ele o órgão responsável pela limpeza e filtração do ar ambiente. Expire pela boca.- Durante a inspiração, encha a barriga lentamente e durante a expiração, encolha a barriga. - Caminhar com companhia é bom, pois estimula o hábito, mas evite falar durante o trajeto.Após a caminhada- Procure relaxar e repita os exercícios de alongamento.- Mantenha o hábito com regularidade, se possível, 3 a 4 vezes na semana. Não adianta caminhar quilômetros nos sábados e domingos e passar dias o resto da semana sem atividade.- Se o tempo é curto, aposente o carro e caminhe. Ao usar ônibus, procure descer 2 a 3 pontos antes e complete o percurso a pé."

PS- colaboração do "blogdalergia.blogspot.com/" que merece ser compartilhada com VOCÊ!

Labels:

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Uia!!
Blog em plena atividade, uebaaaaa!

Vamos caminhar, eu sedentária de dar pena, vou começar, prometo.
Minha asma quase em mata, mas vou matar ela antes, rss

Vou visitar o blog da alergia, obrigada pela dica amigo querido.

Carinho pra família
lindos dias,
beijos

1:36 PM  
Blogger Márcia said...

caminhando e cantando e seguindo a canção....

beijos meu querido

10:52 AM  
Blogger Márcia said...

Venho aqui só pra que você não me esqueça, pronto falei!!

lindos dias e carinho pra sua família
beijos

8:32 AM  
Blogger Márcia said...

beijo procês, de mim

11:03 AM  

Post a Comment

<< Home